22a. Festa do Imigrante de SP

Este domingo começou aqui em São Paulo a 22a. Festa do Imigrante que homenageria a nossa identidade tão mista! São mais de 50 comunidades de países homenageados em barracas de comidas típicas, apresentações e oficinas de dança, workshops de gastronomia e artesanato. Também tem atividades de criança.

É a primeira vez que venho e vindo de uma família de imigrantes por todos os lados fiquei bem feliz e com o coração quentinho com o evento. A organização é excelente.

Chegamos por lá umas 15hs achando que estava cedo, engano ! A Festa é tão legal e não tivemos tempo pra ver muita coisa, então provavelmente estaremos lá semana que vem de novo!

Vamos lá, o que eu consegui fazer hoje… Olhar as barraquinhas de comida, querer experimentar tudo e não ter tempo hahahahahahaha e o workshop de gastronomia!

Worshop de Gastronomia Sabor Paulista

O espaço Sabor Paulista é aonde acontecem os workshops de culinária internacional, sempre com alguém que tenha a herança familiar da receita a ser passada.

Participamos do workshop de cozinha da Ilha da Madeira, e fizemos Broas de Mel. Mas calma lá, não tem nada de broa como a gente conhece em forma de pãozinho não! Lá são bolachinhas que são feitas especialmente na época do Natal. O Natal é a maior festa do povo madeirense (o resto é só arraial), e é a época aonde se prepararam os pratos mais saborosos e estas bolachinhas costumam até ser dadas de presente. Não é pra menos, são uma delícia.

As broas lá são servidas com licor, dizem que se você for na casa de qualquer madeirense será muito bem recebido sempre com licores típicos e muita fartura de comida!

Já imaginei que deve ser isso mesmo, já que a receita que fizemos de broas é básica e rende MUITAS broas. Por volta de 400,00 pela contagem. Essa receita é muito maravilhosa e vai ter um post só dela, aguardem!

Comilanças

A primeira dica para as comilanças é chegar cedo! Pois é, tem tanta coisa boa e diferente que muitas delas acabam cedo então quanto antes vc chegar mais chance tem de experimentar!

São mais de 50 barracas de comes de nacionalidades diferentes, e repetidas também 🙂 Muita coisa me chamou a atenção mas meu coração bateu mais forte por comer uma boa massa com molho caseiro. E não me arrependi nadinha. Meu escolhido foi o Conchigli de 4 queijos da barraca italiana.

O molho estava simplesmente maravilhoso! Como eu amo molho caseiro!!! E o recheio? Até fui perguntar para o pessoal qual era o segredo (sou dessas) e o senhor que fez a massa foi muito simpático e me contou tudo, aliás, concordamos em uma coisa, apesar de muita gente torcer o nariz pra gorgonzola ela é maravilhosa e deveria estar no recheio também! Parem de ser essas pessoas que não gostam de gorgonzola. Ela precisa de uma chance pra mostrar como é maravilhosa.

Raramente faço isso mas tudo estava tão bom que até dispensei o queijo ralado!

Partindo para as sobremesas fomos direto na barraca de Doces do Mundo e meu escolhido foi o favorito das especialidades árabes, o Ninho ou como se chama corretamente, Burma. Inclusive posso dizer sem sombra de dúvida que até o momento foi o melhor que já provei. Ele é de tamanho médio, muito fresco e saboroso. Por favor, não deixem de experiementar heim?

Pra fechar a sobremesa, o Gelato. Mais um típico italiano. Esse sorvete é muito mais cremoso, feito a base de leite, creme e açúcar… Como não se apaixonar pela culinária italiana quando ela é maravilhosa até na sobremesa? Impossível.

A dica de sabor vai para o Absurdo. Ele é absurdamente delicioso e justifica o nome. Estava quase acabando, e não era pra menos.

Dentre as barraquinhas tinham muitas com avisos de versões veganas dos alimentos, achei super legal e inclusivo. Por mais eventos assim! Também tinha barraca com renda revertida para os refugiados. Muito amor. Semana que vem espero poder experimentar mais coisas, dessa vez foi “só” isso!

Uma dica legal é pegar um prato de cada lugar e dividir com sua compania, assim todos experimentam um pouquinho de tudo!

Bem, ainda dá pra aproveitar a festa e se você for de SP recomendo muito que faça isso! Os ingressos para a festa podem ser adquiridos nos dias de evento e custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada). Clique aqui para ver a programação.

Museu da Imigração
Rua Visconde de Parnaíba 1316, Mooca SP
4, 10 e 11 de junho/2017
Horário : 10:00 – 18:00 hs
Evento no Facebook