A macarronada perfeita 

Macarrão é a comida mais unânime que existe certo?

Na verdade não, ele pode gerar muitas controvérsias quando não é bem feito em relação ao ponto. O macarrão “al dente” como chamam os queridos italianos tem alguns segredinhos.

Massa e cozimento

Primeiramente, a água deve estar fervendo quando você colocar o macarrão, e além disso deve ser farta e manter esta temperatura durante o cozimento. Nada de tampar a panela pra ir mais rápido, nada de abaixar o fogo, isso vai deixar a pasta molenga.

A proporção de água é 1 litro para cada 100 gramas e de 1 e 1/2 colher de sopa de sal para cada 1/2 quilo de macarrão.

Sobre temperar a água o ideal é só colocar sal e pronto. O azeite ajudar a não grudar é relativo e não é recomendado pela maioria dos chefs, a panela que você usar deve ter água suficiente para o cozimento e espaço para o movimento da massa, isso será suficiente para que não grude. O azeite só é pra ser utilizado em massa fresca recheada já que impede que a massa abra. De resto, foca na água e esquece o azeite (ou fio de óleo) que inclusive dificulta a aderência do molho. E nós não queremos isso.

O Ponto do Macarrão

Use esse teste bizarrinho pra ver se o macarrão está no ponto: jogue um fio do macarrão na parede de azulejo. O ideal é que o fio escorra. Se grudar, significa que já passou do ponto, se cair, ainda não está pronto.

Ele deve ficar cozido porém ainda firme ao morder. Esse é o tal ponto “al dente”.

Quando a massa estiver pronta tire da água, senão ela vai continuar cozinhando e ficar mole. Aliás, minha dica é tirar um pouco antes do cozimento chegar ao ponto e terminar no molho. Melhor coisa.

O Molho

O molho tem que estar pronto antes da massa. Fato. Quentinho, saboroso e no ponto.

Quando o macarrão estiver pronto, já misture numa travessa e sirva.

Pra terminar o cozimento do macarrão no molho coloque o macarrão na panela do molho antes de atingir o ponto, com a água do cozimento vá dosando o molho para que não seque. Pode fazer isso tranquilo (não só com molho de tomate), vá colocando uma concha por vez no molho e quando necessário mais uma. Como o macarrão solta amido na água durante o cozimento essa água é o melhor líquido para isso pq nunca vai deixar o molho ralo e sem sabor, pelo contrário, teste fazer assim e veja que ele concentra todo o sabor de volta “reagrupando” o molho mesmo com mais líquido, e assim você terá um macarrão com mais sabor e no ponto correto.

Sucesso! Pode fazer e me contar se sua macarronada não vai ficar outro nível com essas dicas!