Canjica com Paçoca

A canjica é um prato tipicamente brasileiro e lembrado especialmente na época de festas juninas e julinas! O termo canjica vem da língua africana Kimbundu, falada em Angola e o nome inicial era kanjika. Aparentemente é uma herança africana em nossa culinária.

Aqui em São Paulo, este prato se chama canjica porém em outras regiões se chama mungunzá. O mais importante é que a sobremesa é deliciosa e temos esta época de festas entre junho e julho que não nos deixa esquecer dela!


Nome da Receita  
Dificuldade : ★☆☆☆

Custo : ★☆☆☆

Tempo : 3hs considerando o tempo de molho do milho

Rendimento:  +- 600 gramas, aproximadamente uma tigela grandona.


Ingredientes:

▫️ 250 gramas de milho tipo canjica

▫️ 1,5 litros de água

▫️ 1 litro do leite de sua preferência

▫️ 1 lata de leite condensado

▫️ 4 paçocas

▫️ canela


Preparo:

Lave o milho, deixe de molho por umas 2hs. Escorra a água e coloque o milho na panela de pressão. Acrescente 1,5 litros de água filtrada e deixe cozinhar na pressão por 1h.

Verifique se a pressão sumiu, abra a panela, acrescente 1 litro de leite e mexa em fogo médio. Deixe levantar ferfura; acrescente a lata de leite condensado e continue mexendo, em fogo baixo, até engrossar. Se gostar acrescente um pouco de canela.

Quando estiver mais grossinha desligue o fogo e esfarele as paçocas.

É uma delícia comer canjica quentinha, mas ela deve ser guardada na geladeira tá? Ao esfriar pode acontecer de o caldo dar uma encorpada devido ao amido presente no milho então, neste caso, acrescente um pouco mais de leite e mexa antes de servir.

Se você for comer quente não precisa por leite pois ela vai ficar um pouco mais líquida. Basta esquentar 2 minutos no microondas mesmo e já era! Uma delícia!

Não importa a temperatura, canjica é maravilhosa! Pra dar ainda mais sabor polvilhe com mais paçoca ou canela pra servir!