Polenta Cremosa

Prato tradicional italiano, a polenta é amada por aqui em suas diversas formas! Frita, assada, cremosa… É um prato super antigo, e muito acolhedor!

Versátil, a polenta pode ser servida com algum molho ou ragu de carnes por cima. O foco hoje é a maravilhosa polenta cremosa, pra colocar em um pratinho fundo e se deliciar!

Por volta de 1550, os camponeses da região de Friuli Venezia Giulia, vizinha a Vêneto, já faziam a polenta com farinha de trigo amarela por isso Veneto é considerada a verdadeira “pátria da polenta”, porém existem controvérsias já que os lombardos, defendem que a cidade de Bergamo detém as mais antigas receitas italianas de polenta, desde o século 17. Pesquisando também notei que na Itália não se frita a polenta e a regra do pouco é mais se aplica a molhos e acompanhamentos, a polenta realmente é a estrela do prato.

Na minha opinião, maravilhosa que é, tem mesmo que ser estrela!

A proporção para a polenta:

Para fritar: 300g para 1 litro de líquidos no total
Polenta Macia: 250g para 1 litro de líquidos no total
Polenta Cremosa: 200g para 1 litro de líquidos no total


Polenta Cremosa
Dificuldade : ★☆☆☆

Custo : ★★☆☆

Tempo : 25 – 30 minutos

Rendimento: 1 panela média (+- 4 porções)


Ingredientes:

  • 1 xícara de farinha de milho fina pré cozida (especial para polenta)
  • 2  xícaras de chá de água
  • 2  xícaras de chá de leite
  • 1 xícara de chá de creme de leite
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 tablete de caldo de carne (ou aquele líquido que é maravilhoso)
  • sal e pimenta a gosto
  • queijo cremoso (como muçarela para derreter na polenta, é opcional mas eu amo!)

Preparo:

Em uma panela inicialmente com fogo médio coloque todos os líquidos e mexa bem acrescentando por último 1 xícara de creme de leite, 1 tablete de caldo de carne para depois colocar a farinha de milho aos poucos (para não empelotar). Um fouet nessa parte inicial é a melhor coisa para misturar.
Adicione 1 colher de sopa de manteiga, e continue mexendo até engrossar, pode aumentar um pouco o fogo se quiser mas se certifique que não existem gruminhos na mistura.

Depois que engrossar, continue mexendo, pode mudar o fouet por uma colher de pau ou outra espátula, a mistura estará mais densa.

O ponto da polenta demora mais ou menos uns 15 minutos está pronta quando desprende do fundo da panela, para a polenta cremosa deve estar bem molinha, quase um creme mesmo. Se achar que passou do ponto e engrossou muito basta adicionar água ou leite e cozinhar mais um pouquinho!

Se for colocar o queijo coloque pra derreter na massa quando estiver quase no ponto! Assim ainda dá pra avaliar a cremosidade sem perder o sabor.

É importante ter controle dessa cremosidade na panela, não fica a mesma coisa se você tentar acertar depois misturando caldo e batendo no liquidificador por exemplo pois as medidas ficam perdidas e não haverá o cozimento dessa nova parte da receita! Cuidado!