O maravilhoso gorgonzola

Acho que o gorgonzola é o meu queijo favorito, é difícil dizer já que queijos são minha paixão mas esse branquinho cremoso fungadinho faz meu coração bater mais forte!

De origem italiana, o Gorgonzola recebeu o nome de uma pequena cidade localizada nas planícies do Rio Pó, a 20 km de Milão. E sua história poderia bem estar em um romance!

Com massa cremosa e aroma intenso, o gorgonzola é uma variedade de queijo azul fabricado com o leite de vaca.
Foi inventado por acaso no século 10 e tem uma história bastante fofa: um queijeiro apaixonado, responsável por fazer o queijo strachino, se esqueceu de fazer o queijo quando corria atrás de uma gorgonzolense. E, para que seu patrão não percebesse o descuido, o queijeiro misturou leite ordenhado na noite anterior com o da manhã seguinte… o que deu origem aos fungos, que são a principal marca do gorgonzola. Isso aconteceu porque duas coalhadas, com temperaturas diferentes, provocam bolhas de ar, onde se formam os fungos.

Pesquisando descobri que os italianos gostam de comer o gorgonzola de duas maneiras: gorgonzola com aipo e gorgonzola com mel como uma sobremesa. A versão com aipo passo mas com mel vou experimentar.

Ah, apesar do gorgonzola e do queijo roquefort serem chamados de queijo azul eles são beeeem diferentes! Praticamente primos já que o roquefort é francês a diferença mais importante são os leites utilizados na produção, o queijo roquefort é produzido com leite de ovelha, o gorgonzola é feito a partir do leite cru da vaca. Ambos são bem cremosos, mas o roquefort se diferencia pela intensidade do sabor.

Gosto de usar esse maravilhoso em risotos, molhos de massa, molho para carne vermelha, patê, pizza e claro no aperitivo! E vcs? Como gostam de comer?