Pra parar de temer a Panela de Pressão!
Eu tive medo da panela de pressão a maior parte da minha vida, estamos nos dando bem no último ano mas confesso ainda ter um pouco de receio.
E como faz pra perder o medo da bendita? A resposta é assustadora, entendendo e usando. Vamos lá.
A panela de pressão cozinha mais rápido os alimentos porque dentro dela a temperatura fica mais alta, chegando a mais ou menos 120 graus,isto é, mais alto do que o ponto de ebulição da água que é de 100 graus centígrados. Ela funciona aprisionando os vapores (por isso é toda lacrada) e isso faz com que a pressão dentro dela aumente e também a temperatura resultando que a água aumente seu tempo de ebulição para mais do que os 100 graus centígrados e por isso os alimentos são cozidos mais rapidamente com ela.
Entendeu? Então vamos lá, a não ser que sua panela seja uma herança leia o manual de instruções pois cada uma é bem diferente.
Note que dentro da panela de pressão existe uma marca de nível máximo. Você só vai encher a panela até este nível. Se não tiver a marca, encha 2/3 da panela no máximo.
- Coloque o alimento dentro da panela. Jamais coloque alimentos secos, a panela precisa da água para funcionar e gerar os vapores e pressão que expliquei ali em cima.
- Tampe a panela tomando o cuidado que a borracha da tampa esteja bem colocada, sem frestinhas
- Leve ao fogo alto até ferver. Quando o pino começar a chiar e a balançar, abaixe o fogo.
- Depois que o tempo de cozimento passar desligue a panela e espere esfriar para sair toda a pressão. NUNCA ABRA A PANELA SEM RETIRAR A PRESSÃO OU VER SE ELA SUMIU.
- Se quiser tirar a pressão mais rapidamente, tire a panela do fogo, deixe esfriar um pouco e depois coloque embaixo da torneira molhando apenas a lateral da panela.
- Se o pino abaixou e não faz mais barulho quando você toca nele, então toda a pressão saiu e você pode abrir a panela sem perigo.
Agora que tudo ficou explicadinho e sem medo você já pode tentar cozinhar feijão, carne louca, milho e outras iguarias!